Quando a gente pensa emestratégia para melhorar os resultados da sua marca e o seu retorno financeiro, um dos primeiros nomes que vem à cabeça é o do Philip Kotler.
Considerado o “guru do marketing” e reconhecido por grandes empresas, como IBM e Motorola, o economista afirma com frequência que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um antigo”.
Na prática, fidelizar um antigo não é tão simples. Mas seguindo algumas dicas torna-se mais fácil.
E é sobre isso que a gente aqui da Vidal Parking vai falar nesse artigo.
Continue com a gente e veja:
- Primeiro, o que é ter fidelidade do público?
- O que faz uma pessoa se envolver emocionalmente com a sua marca?
- Quais os momentos-chave para proporcionar uma boa experiência para o público?
- Como garantir a qualidade de atendimento no seu estacionamento?
Primeiro, o que é ter fidelidade do público?
Fidelidade do público não é só quando ele compra um produto ou usa um serviço de forma recorrente. É mais.
É quando ele:
- confia no que você faz
- seenvolve emocionalmente
- vira um defensor do seu negócio
- comenta e recomenda de forma voluntária o que a sua empresa tem para oferecer
E isso, em época de redes sociais, quando as opiniões de todo mundo são expostas com tanta facilidade, faz muita diferença.
O que faz uma pessoa se envolver emocionalmente com a sua marca?
Claro que a resposta não é única.
Mas, principalmentenum mercado tão competitivo e em que é relativamente fácil copiar produtos e serviços, a experiência que as pessoas têm em cada ponto de interação com a sua marca conta dobrado.
E, em especial nos pontos físicos, essa experiência está ligada à qualidade de atendimento.
Imagina quando você chega num lugar e quem te recebe:
- ésimpático e bem treinado
- usa uma linguagem apropriada
- é solícito e proativo
- ouve atentamente o que você diz
- mostra boa disposição para resolver rapidamente o seu problema etc.
Isso faz com que você viva uma experiência que gera respostas emocionais positivas. E que fica registrada, contando pontos a favor da sua relação com a marca envolvida.
Quais os momentos-chave para proporcionar uma boa experiência para o público?
Se a qualidade de atendimento é importante em cada ponto de interação da sua marca com o público, mais ainda em momentos-chave, como a entrada e a saída do seu negócio.
Até porque a primeira impressão costuma ter impacto emocional e ficar gravada. Quem não se lembra do primeiro carro, do primeiro beijo, do instante em que chega num lugar novo?
Mas não é só ela.
Segundo estudos recentes de psicologia do comportamento humano, nossa memória é influenciada principalmente:
- pelos momentos de emoções mais intensas e significantes de uma experiência
- epelos momentos finais dela
Resumindo: a última impressão também fica.
Como garantir a qualidade de atendimento no seu estacionamento?
Muito resumidamente, é fundamental que o seu estacionamento:
- conte com uma equipe treinada e altamente humanizada: do jeito que comentamos acima (com empatia, atenção, proatividade, disposição para resolver problemas etc.)
- seja planejado estrategicamente para oferecer o melhor serviço: com otimização de processos e de espaços, eficiência, segurança, praticidade
Vale lembrar que toda essa inteligência de gestão influencia também o ânimo das pessoas. Um espaço físico mais organizado, por exemplo, torna o fluxo de veículos mais fácil, evitando qualquer estresse entre as pessoas envolvidas.
Vidal Parking – para você implementar tudo isso o quanto antes
E tudo isso você garante quando conta com uma empresa especializada em gestão de estacionamento e valet.
Especialmente como a nossa, que disponibiliza uma equipe completa de manobristas treinados e capacitados para levar satisfação a todos. E que já é referência, aqui no Rio, no setor de Valet Parking para estabelecimentos comerciais e eventos. Entre em contato conosco. E não esqueça que manter seu público feliz é muito mais econômico – além de mais fácil e agradável – do que ter queinvestir para conquistar novos usuários e consumidores.